top of page

Úlceras por pressão | Quais as causas e como tratar?

Atualizado: 21 de jul. de 2020

As úlceras por pressão são lesões que, se não tratadas adequadamente, podem aumentar o risco de mortalidade do paciente. As úlceras por pressão são feridas que ocorrem em função da falta de oxigenação na superfície da pele, gerada por compressão prolongada em pacientes internados ou acamados por longos períodos. Essas lesões afetam significativamente a qualidade de vida desses pacientes e se não tratadas adequadamente, podem aumentar o risco de mortalidade do mesmo. O local acometido geralmente apresenta uma temperatura elevada, coloração avermelhada e sensibilidade ao toque.


Em situações mais graves, pode ocorrer o rompimento da pele, ocasionando uma ferida que pode evoluir para uma infecção. É importante ressaltar que a intensidade e a duração da pressão têm relação direta com o aparecimento destas feridas. Normalmente, os locais mais afetados são áreas onde há proeminência óssea, ou seja, entre a parte final da coluna e início do cóccix, no calcanhar e na parte superior do fêmur.


Entretanto, pernas, pés, glúteos, costas e cotovelos também podem ser afetados pelas úlceras por pressão. Os pacientes com alteração no reflexo de dor ou com lesões na medula (paraplégicos e tetraplégicos); indivíduos debilitados por doenças crônicas como o diabetes, problemas neurológicos e cardíacos; imobilizados por fratura óssea; desnutridos; idosos e os que fazem uso de medicamentos como corticoides apresentam maior risco para o aparecimento da úlcera por pressão. Uma vez que as úlceras por pressão têm causa multifatorial, é importante que sejam adotadas medidas de prevenção e que a equipe de saúde esteja atenta a todos os cuidados necessários.


Entretanto, quando a prevenção não for suficiente, é indispensável adotar medidas para o tratamento das feridas. As úlceras são classificadas em graus que variam de acordo com a gravidade, sendo o grau IV o mais severo. No tratamento deve-se cuidar adequadamente da ferida, controlar as doenças associadas e, principalmente, fornecer os nutrientes nas quantidades recomendadas com o objetivo de recuperar o estado nutricional e auxiliar a cicatrização da pele. Para que a cicatrização ocorra é fundamental que o paciente receba nutrientes específicos como proteínas, arginina, vitaminas A, C e E, além dos minerais zinco, cobre e selênio. Da mesma forma, as calorias ingeridas devem atender à recomendação diária, uma vez que o sistema de recuperação dos tecidos precisa de energia. Devido à dificuldade em se alcançar a quantidade ideal destes nutrientes com uma dieta convencional, o uso de suplementos específicos para o auxílio da cicatrização é um diferencial importante no tratamento. O acompanhamento de um profissional de saúde é necessário, pois é ele quem orienta a quantidade de suplemento e respectivos nutrientes, de acordo com a gravidade das úlceras.

52 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page