top of page

Doenças crônicas mais comuns em idosos


As doenças crônicas são aquelas que geralmente duram mais de três meses e podem afetar significativamente a qualidade de vida das pessoas. Elas são muito comuns em idosos e incluem condições como doenças cardíacas, diabetes, artrite e demência.


As doenças cardíacas são uma das principais causas de morte em idosos. Elas podem incluir condições como insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana e arritmia cardíaca. Para prevenir doenças cardíacas, é importante adotar um estilo de vida saudável, incluindo uma dieta equilibrada, exercícios regulares e evitar o tabagismo e o consumo excessivo de álcool. O gerenciamento das doenças cardíacas pode incluir medicação, mudanças no estilo de vida e tratamentos médicos como cirurgia ou angioplastia.


A diabetes é outra doença crônica comum em idosos. Ela pode ser do tipo 1 ou do tipo 2 e ocorre quando o corpo não produz insulina suficiente ou não consegue usá-la adequadamente. Para prevenir a diabetes, é importante manter um peso saudável, seguir uma dieta equilibrada e fazer exercícios regularmente. O gerenciamento da diabetes pode incluir medicação, mudanças na dieta e no estilo de vida, monitoramento regular da glicemia e insulina, se necessário.


A artrite é uma condição que afeta as articulações e é comum em idosos. Ela pode incluir osteoartrite, artrite reumatoide e artrite psoriásica. Para prevenir a artrite, é importante manter um peso saudável, evitar lesões nas articulações e fazer exercícios de baixo impacto. O gerenciamento da artrite pode incluir medicação para aliviar a dor e a inflamação, fisioterapia, massagem e outras terapias para reduzir a dor e melhorar a mobilidade.


A demência é uma condição que afeta a memória e outras funções cognitivas e é comum em idosos. Ela pode incluir a doença de Alzheimer, demência vascular e outras formas de demência. Para prevenir a demência, é importante manter a saúde cardiovascular, fazer exercícios regulares, manter a mente ativa e evitar o consumo excessivo de álcool. O gerenciamento da demência pode incluir medicação, terapia ocupacional e outras terapias para ajudar a manter a função cognitiva e melhorar a qualidade de vida.


A prevenção e o gerenciamento de doenças crônicas em idosos exigem um estilo de vida saudável, tratamentos médicos apropriados e um bom plano de cuidados junto a equipe medica. É importante lembrar que cada pessoa é única e pode precisar de um plano de cuidados individualizado para ajudar a prevenir e gerenciar as doenças crônicas.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page