top of page

Cuidados Paliativos


Os Cuidados Paliativos são uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seus familiares, que enfrentam doenças que ameacem a continuidade da vida, através da prevenção e alívio do sofrimento. Foram pensados, inicialmente, apenas para o tratamento oncológico, mas hoje englobam qualquer doença que ameace a vida por ser progressiva ou até mesmo incurável.


Os cuidados paliativos seguem os seguintes princípios:

1. Promover o alívio da dor e de outros sintomas.

2. Afirmar a vida e considerar a morte como um processo natural.

3. Não acelerar nem adiar a morte.

4. Integrar os aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente.

5. Oferecer um sistema de suporte que possibilite ao paciente viver tão ativamente quanto possível, até o momento da sua morte.

6. Oferecer sistema de suporte para auxiliar os familiares durante a doença do paciente e a enfrentar o luto.

7. Promover a abordagem multiprofissional para focar nas necessidades dos pacientes e de seus familiares, incluindo acompanhamento no luto.

8. Melhorar a qualidade de vida e influenciar positivamente o curso de vida.

9. Ser iniciado o mais precocemente possível, juntamente com outras medidas de prolongamento da vida, como a quimioterapia e a radioterapia, e incluir todas as investigações necessárias para melhor compreender e controlar situações clínicas estressantes.


No caso de idosos, ajudam a garantir que eles recebam os cuidados de que precisam e merecem, permitindo-lhes viver suas vidas com conforto, dignidade e significado, mesmo em face de uma doença grave.


Esse tipo de cuidado envolve o trabalho de uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, composta por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros especialistas atuando em conjunto para fornecer cuidados integrados e coordenados, que atendam às necessidades físicas, emocionais e sociais do paciente e de sua família.


Além disso, pode ajudar a melhorar a comunicação e o envolvimento entre pacientes, familiares e profissionais de saúde. Isso pode ajudar a garantir que os idosos e suas famílias sejam informados e envolvidos nas decisões de cuidados de saúde, e que suas preferências e valores sejam respeitados.


São várias as formas de tornar essa situação o mais confortável possível ao paciente e aos seus entes queridos. A humanização no tratamento está justamente na maneira como a equipe avalia e aplica o plano terapêutico nos campos emocional, físico, social e até mesmo espiritual, afinal todas essas áreas devem estar em harmonia para que o paciente se sinta bem.



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page